sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sinonímia

Há quem diga que alegria e felicidade são sinônimos. Bobo de quem pensa isso. A relação de sinonímia tem muito mais a ver com o sentido que cada palavra adquire com o tempo do que com o que está ou não está escrito na gramática.

Existe sim uma grande diferença entre alegre e feliz. A começar pelo verbo que as acompanha: estar alegre, ser feliz. Não é à tôa que os noivos, ao se casarem, prometem amor e respeito na alegria e na tristeza. Porque não há realmente quem tenha sido infeliz pela vida toda.



Alegria é momentânea. Vem e vai de acordo com os passos que a gente dá. Se pisarmos num chão escorregadio, há uma grande chance de, em algum momento, desequilibrarmos-nos e cairmos bem de bunda no chão da tristeza. Ainda bem que nenhum piso é tão encerado que não nos deixe levantar.


Felicidade não... Felicidade é bem durável e fonte renovável. Já parcebeu que, mesmo na iminência de cairmos num buraco tão fundo quanto o de Alice, ainda podemos encontrar nem uma faísca que seja de algo realmente bom? É aí que está a diferença.



Amor não é sinônimo de felicidade. É sinônimo de alegria. Quando um sábio amigo me disse que era importante que eu encontrasse a felicidade sozinha para só então compartilhá-la com alguém, não duvidei dele. Não colocar a felicidade no lugar da alegria é o primeiro passo para ser realmente feliz. Saber-se feliz mesmo nas adversidades é o que realmente faz a diferença entre "fazer cada minuto valer a pena" e "transformar a sua vida num monumento de culto a qualquer coisa ruim que tenha acontecido na sua vida".




Hoje eu sei que estar triste, pode sim, ser sinônimo de ser feliz.

3 comentários:

wonderfulcauseiam disse...

Isso faz todo o sentido, tem gente que vive alegre e é infeliz. Exemplo: eu. É que não sei vender as alegrias para comprar a felicidade.

22 de junho de 2011 18:02
Ac.14 disse...

VISITE MEU BLOG http://omundodeac.blogspot.com/

15 de julho de 2011 10:19
eu disse...

curti muito esse artigo...estava procurando a diferença lexical entre os dois vocábuloa...fiquei feliz se bem que não dirimi minha dúvida ...

17 de outubro de 2012 11:58

Postar um comentário